Cinco pequenas obras-primas do terror.

Aqui estão cinco pequenas obras-primas do terror que são difíceis de encontrar… mas que realmente merecem ser redescobertas.

1)  THE TOWN THAT DREADED SUNDOWN (1977) realizado por Charles B. Pierce.

Este pequeno filme de 1977 passou despercebido ao longo de toda a sua história e até hoje nunca foi lançado em DVD. É pena porque trata-se de um filme de terror muito potente. A singularidade deste filme ainda está outro aspecto: cá está um dos primeiros filmes de terror que utilizam um estilo de storytelling puramente documental (coisa que hoje em dia já parece ser um cliché).

THE NIGHT MY NUMBER CAME UP (1955)

2) THE NIGHT MY NUMBER CAME UP (1955) realizado por Leslie Norman.

Esta produção britânica é absolutamente brilhante. Hardie está numa festa e ouve alguém contar um pesadelo no qual um avião embate contra umas montanhas japonesas. Apesar de ter que apanhar um voo para o Japão no dia seguinte, Hardie identifica muitas diferenças entre o pesadelo narrado e a realidade e desvaloriza o acontecimento. Mas ao chegar ao aeroporto, Hardie começa a descobrir alterações de última hora que são muuuuito estranhas. Este é um dos raros filmes que exploram esta questão muito interessante do destino versus escolha. Outra pérola que nunca chegou ao DVD… com lançamento para breve em Inglaterra. Será desta que iremos aposentar a nossa cópia VHS?

3) ANGST (1984) realizado por Gerald Kargl.

Outra obra-prima. Um assassino acaba de ser libertado da prisão e a sua mente distorcida começa imediatamente a conduzi-lo a uma nova vaga de mortes. O curioso deste filme é que ele não possui diálogos: tudo o que ouvimos são os pensamentos do protagonista (em voice-over, nem mais!) que nos levam numa jornada muito cruel e violenta. Este filme é difícil de encontrar porque parece que só foi lançado em DVD na Alemanha (foi onde comprámos o nosso). Sempre é melhor do que nada. Ah, este filme é de visionamento obrigatório para quem gosta de estudar a fundo questões como o ponto de vista ou a reflexividade no Cinema.

4) NIGHT OF THE CREEPS (1986) realizado por Fred Dekker.

Este filme somente foi lançado em DVD em 2009 (antes tarde do que nunca) e vale à pena rever. Os anos 80 foram uma década única para o Cinema de Horror. De um lado temos uma enorme quantidade de lixo produzido para suprir a enorme demanda do mercado de vídeo. Do outro temos uma quantidade significativa de filmes muito sofisticados que somente conseguiram ser produzidos porque esta mesma demanda permitia muitos experimentalismos. NIGHT OF THE CREEPS é um dos melhores exemplos do espírito do Cinema de Horror desta década: mistura tudo e mais alguma coisa, faz rir, tem os sustos nos sítios certos, diálogos inesquecíveis, montes de rock’n’roll, muita cinefilia, um elenco do caraças, ideias muito frescas… e é barato!

¿QUIÉN PUEDE MATAR A UN NIÑO? (1976)

5) ¿QUIÉN PUEDE MATAR A UN NIÑO? (1976) realizado por Narciso Ibáñez Serrador.

Um clássico do Cinema de Horror espanhol: um casal de turistas britânico chega a uma ilha espanhola onde os adultos foram todos assassinados pelas crianças. Esta premissa já foi retrabalhada inúmeras vezes sob várias formas e variações. Aqui encontramo-la pura e perfeita. O Saramago que tranque as portas!

Etiquetas: , , ,

Uma resposta to “Cinco pequenas obras-primas do terror.”

  1. Resolução de ano novo: que tal começar a escrever uma grande história? « Bad Behavior Says:

    […] dos melhores antagonistas estão em personagens que habitualmente não vemos enquanto tal. Em ¿QUIÉN PUEDE MATAR A UN NIÑO? (1976), por exemplo, os antagonistas são crianças adoráveis que habitam uma ilha espanhola […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: