Dois bons livros sobre a escrita de ficção de horror.

Para quem não sabe, a literatura de horror é um campo muito vasto marcado por autores corajosos que estão constantemente a procura de oferecer algo de novo aos seus leitores. A literatura de língua inglesa sempre foi muito forte neste domínio e nomes como Stephen King apenas são a ponta de um gigante iceberg criativo.

Nos últimos tempos, foram publicados dois livros muito bons sobre a escrita de horror. O primeiro chama-se ON WRITING HORROR (editado por Mort Castle) e inclui um conjunto precioso de textos que chamam a atenção para as preocupações dentro do género: o estilo, os diálogos, a inovação, o desenvolvimento de conceitos… todos temas muito interessantes que DEVEM ser lidos por qualquer pessoa que queira escrever histórias de horror. Aliás, livros como este mostram como este género é rico e como os seus autores são, actualmente, gente singular.

O segundo livro chama-se WRITERS WORKSHOP OF HORROR (editado por Michael Knost) e segue a mesma linha do livro anterior – um conjunto de textos escritos por autores do género. A grande diferença é que enquanto o primeiro livro é mais reflexivo e centrado no trabalho criativo, este segundo é mais técnico, abordando questões mais práticas como a utilização do tom, a construção das cenas, o ritmo da prosa, a construção das surpresas, etc.

Ambas as obras destinam-se claramente ao horror enquanto literatura e apenas tocam o cinema (ou a escrita de argumentos) muito de leve. No entanto, é inegável que grandes autores com grandes ideias e grandes livros podem muitas vezes acabar em grande cinema. Além do mais, o saber não ocupa espaço e qualquer pessoa que como nós adora o género (independentemente de ser cinema ou literatura) irá certamente deliciar-se com este conjunto de assuntos tão suculentos.

Precisamos de mais gente em Portugal a escrever Horror. A língua portuguesa e os milhões de leitores que nela habitam merecem-no!

Que tal começar hoje?

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: