Os Senhores do Areal – um projecto desenvolvido pela Bad Behavior.

Conforme o prometido, cá está um projecto nosso que já se encontra em velocidade de cruzeiro. Trata-se de OS SENHORES DO AREAL que será realizado pelo Jorge António. O argumento é uma adaptação do livro homónimo de Henrique Abranches. A produção é da Cinemate.

A história gira em torno de Pedro Mbala, o executivo de uma empresa angolana chamada Constaleiro. Mas a empresa tem um problema: a construção de um mega-empreendimento seu na Baía dos Tigres (uma ilha no sul de Angola) está muito atrasada. Aparentemente os trabalhadores andam a morrer e os que lá continuam, fogem de volta para o continente assim que podem. Pedro Mbala é enviado para a ilha com o objectivo de averiguar o que lá se passa e por toda a obra a funcionar como planeado. Cabe-lhe a ele a tarefa de por aquele empreendimento de volta sobre os carris. Mas aquela ilha de praias maravilhosas já teve outros habitantes. Nos anos cinquenta lá existia uma prisão portuguesa. Hoje, está tudo em ruínas.

Pedro é um homem do mundo acostumado a conseguir tudo o que deseja. Mas ao chegar a Baía dos Tigres, ele irá descobrir que aquele mundo é um pouquiiiiinho mais bizarro, imprevisível, incontrolável, violento e mortal do que ele pensava. E esta descoberta vai lhe custar MUITO.

Cá na Bad Behavior… pá… temos imensa pena do Pedro. Era fixe que o gajo conseguisse o que queria… a sério: gostamos imenso dele. Construímos uma personagem mesmo sensacional.

Mas esta é uma história de horror e o Pedro Mbala nem sonha com o que vai ter que enfrentar.

Cá está uma foto da reperage em Angola. Este é um cemitério INCRÍVEL como ninguém nunca viu… um décor DO CARAÇAS(!) para o qual escrevemos uma cena DO CARAÇAS(!)🙂

Isto é um cemitério no meio do deserto... (BANG!) Amor à primeira vista!

O livro é lindíssimo, mas a adaptação foi muito complexa… porque nos obrigou a retrabalhar muita coisa. O Cinema é muito diferente da Literatura e a verdadeira dimensão desta realidade nem sempre é compreendida. É como agarrar numa sinfonia e tentar transformá-la em sabores – são universos totalmente distintos. Aliás, neste processo, chegámos à conclusão de que uma das razões pelas quais tantos argumentos adaptados fracassam é porque continuamos a tentar a todo custo ligar duas coisas (cinema e literatura) que não foram feitas para serem ligadas. Pelo contrário, a melhor coisa que podemos fazer pelo livro que queremos adaptar não é adaptá-lo… mas sim REIMAGINÁ-LO noutro universo: o do cinema.

Isto era a Baía dos Tigres em 1940.

E estamos contentes com o resultado. O guião (se fizemos bem as contas) está na 12ª versão de trabalho. O processo todo (até aqui) durou cerca de 18 meses de escrita non-stop. O trabalho com o realizador correu muito bem e a cada nova versão, tínhamos sempre a ideia de que estávamos a nos aproximar mais e mais da versão final – o que resultou num percurso muito construtivo.

...E isto é o que resta.

Agora o guião está finalmente fechado e a pré-produção já pode avançar com mais segurança. Mas é claro que toda a escrita foi acompanhada por trabalho de investigação (reperage, por exemplo) que num certo sentido já é pré-produção. Isto nos dá o conforto de saber que uma boa parte do que está escrito já está verificado na realidade possível e planeado na cabeça de algumas pessoas (o realizador, por exemplo). Como é lógico, a pré-produção que se segue irá desafiar o guião, ou seja, pôr-lhe questões e obstáculos. Mas isto faz parte do processo de fazer um filme e nós estamos prontos para apoiar o produtor e o realizador até o filme estar na lata, a caminho do laboratório.🙂

Cá na Bad Behavior, temos muitas outras coisas em curso.

O cinema de terror é a nossa paixão. A sério!🙂

...Até havia um campo de pouso.

Esta é uma Welwitschia mirabilis... uma planta muito estranha. LOL!

Etiquetas: , , ,

3 Respostas to “Os Senhores do Areal – um projecto desenvolvido pela Bad Behavior.”

  1. Magda Casqueiro Says:

    http://portugalvisualeffects.blosgpot.com

    Building fantasy!

    Greetins Magda Casqueiro e Nuno Elias

  2. Carlos Lopes Says:

    Incrivel tudo isto como esta eu passei uma parte da minha infançia aqui e nunca vou esquecer todo este mundo de areia e mar maravilhosos foi uma parte de minha vida que nunca vou espuecer a escola o lago da escola que tinha uma foca muito grande com pelo aloirado o edifiçio de enfremagem as idas ao cinema aos domingos as estrads feitas de oleo de peixe os caes que eu adorava meu cao se chamava Sultao e quando o deixei ficar nunca vou esquecer eu a ir embora no barco e ele na ponta do cais a nos chamar o que eu chorei por ele sai desta Ilha maravilosa ate hoje sem nunca mais voltar meu pai Simao trabalhava num barco de pesca se chamava Estrela Dalva era contra mestre meu tio Chico era mestre adorava conhecer pessoas deste tempo talves colegas de escola meu nome e Carlos e minha irma e Milena estivemos aqui a viver nos anos 70

    • CARLA SOFIA DA SILVA ALVES Says:

      Carlos Lopes….eu sou a Carla irmã do Luís que casou com a sua prima Francisca. Minha mãe é a Teresa, meu pai é Antônio Alves. Meus irmãos são Luis, Zeca, Teresa, Guida, Jorge, Adelino, Goreti e eu que nasci praticamente ai. Nós moramos na Baia dos Tigres no período de 1967 à 1974. Eu, na verdade, nasci em Porto Alexandre por não ter tantos recursos na Baia dos Tigres. Minhas irmãs estão emocionadas de termos te encontrado. Meu pai foi quem apresentou o seu pai para a prima Assis através de correspondência!!! Desde 1975 viemos para o Brasil e desde então moramos aqui. Em 1996 estivemos em Portugal na casa da Assis em Sines e nós nos encontramos lá. ..Você se lembra disso??? Meu email é carlabps@hotmail.com e meu Facebook é Carla Alves. Me mande noticias de todos! Abraços

Deixe uma Resposta

