Orgulho e Preconceito e Zombies – o universo.

Há tempos falámos num novo género que estava a ganhar espaço nas prateleiras das livrarias norte-americanas: o horror mashup. Trata-se da reescrita de grandes clássicos com o adicionar de elementos de outros géneros – mais propriamente o horror (e em alguns casos a ficção científica).

PRIDE AND PREJUDICE AND ZOMBIES foi o título que mais ajudou a lançar este género, transformando-se num sucesso de público. A estratégia parece estar a resultar na medida em que muitas outras obras estão a ser lançadas seguindo a mesma ideia. Alguns exemplos são JANE SLAYRE (Bronte), ANDROID KARENINA (Tolstoy), LITTLE WOMEN AND WEREWOLVES (Alcott), MANSFIELD PARK AND MUMMIES (Austen) e ALICE IN ZOMBIELAND (Carroll).

Agora voltamos a ver PRIDE AND PREJUDICE AND ZOMBIES em todo o seu esplendor comercial. A partir do livro lançado em 2009, surge agora uma gama de produtos associados a mostrar a força deste novo género.

Vamos começar por PRIDE AND PREJUDICE AND ZOMBIES: THE GRAPHIC NOVEL, lançada este ano e que promete continuar a captar novos fãs. Outra adição ao universo é PRIDE AND PREJUDICE AND ZOMBIES: DAWN OF THE DREADFULS: não se trata de uma sequela, mas sim, de uma prequela ao livro original. Há ainda PRIDE AND PREJUDICE AND ZOMBIES: 30 POSTCARDS que, como o título indica, é um conjunto de cartões postais inspirados no livro. E para quem não puder mesmo ler nada disto há ainda PRIDE AND PREJUDICE AND ZOMBIES em versão audiobook.

Não pesca nada de inglês? Não faz mal porque o livro também está traduzido em português: ORGULHO E PRECONCEITO E ZOMBIES – editado pela Gailivro – já pode ser encontrado em qualquer livraria. Então detesta livros e só lhe apetece jogar? Possui um iPhone? Poderá matar zombies com este App PRIDE AND PREJUDICE AND ZOMBIES – um jogo para o iPod Touch e iPhone.

Mas não é tudo. Basta uma visita rápida ao IMDB e podemos ver que está marcada para 2011 a estreia de PRIDE AND PREJUDICE AND ZOMBIES – o filme de longa-metragem adaptado do livro de Seth Grahame-Smith (e Jane Austen). Segundo o IMDB, Natalie Portman estará no papel de Elizabeth Bennet. O filme será realizado por David O. Russell (THREE KINGS) e encontra-se em fase de pré-produção.

Tudo nos faz crer que os horror mashups vieram para ficar.

Tags: , , ,

Leave a comment