O homem que enganou Sir Arthur Conan Doyle.

Toda a gente já viu pela net aquelas imagens (algumas muito antigas) de espíritos capturadas em fotografias. Mas pouca gente conhece a fascinante história de William Hope, o pioneiro da chamada spirit photography que enganou multidões no princípio do século XX.

Quase cem anos antes do nosso grande amigo, o Photoshop, Hope percebeu que ao expor duas vezes a mesma chapa fotográfica, conseguia sobrepor imagens fantasmagóricas às imagens de pessoas – e começou a explorar o filão, ao criar o Crewe Group: um grupo de espiritualistas do qual era o líder. É claro que como não se pode enganar toda a gente o tempo inteiro, várias pessoas tentaram denunciar os métodos fraudulentos de Hope. No entanto e apesar das inúmeras denúncias, o “investigador” conseguiu manter sempre a sua base de seguidores. Entre estes contava-se o célebre autor de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle.

Doyle era um homem fragilizado que entrou em depressão após a morte da esposa (em 1906), do filho (em 1918) e pouco tempo depois, de dois cunhados e dois sobrinhos. Ao encontrar algum conforto no espriritualismo, Doyle esforçou-se em defender a imagem de William Hope, chegando mesmo a escrever The Case for Spirit Photography em resposta às acusações de Harry Price que tentou inúmeras vezes denunciar as fraudes de Hope.

As fotografias criadas por Hope ainda circulam, tendo influenciado inúmeras pessoas ao longo do tempo (crentes ou não). Elas são mais uma prova de como a mente humana acaba sempre por encontrar respostas (mesmo que erradas) e conforto para as suas dúvidas e medos acerca do desconhecido.

Como diria William Makepeace Thackeray em Barry Lyndon: “(…) the aforesaid personages lived and quarreled; good or bad, handsome or ugly, rich or poor, they are all equal now.”

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: