Algumas das melhores bandas sonoras de arrepiar.

A música é um elemento fundamental num grande filme de terror. Seja minimal, electrónica ou sinfónica, poucos filmes abdicam dela – [REC] é um dos raros exemplos onde isto acontece. Cá na Bad Behavior, seleccionámos algumas das nossas bandas sonoras favoritas.

1 – HALLOWEEN.

E como hoje é Halloween, começamos bem. John Carpenter possui um ouvido muito especial, capaz de reforçar os ambientes e as atmosferas presentes nos seus filmes de uma forma muito clara. As repetições são frequentes, porém nunca são chatas. A banda sonora deste filme já possui inúmeras edições. Esta é uma das melhores. A sequela HALLOWEEN II repete muitos destes temas e adiciona o irresistível “Mr. Sandman” cantado pelas Chordettes.

2 – POLTERGEIST.

Esta banda sonora magnífica de Jerry Goldsmith recebeu uma indicação para um Oscar. As músicas comportam com imaginação todos os ângulos narrativos existentes ao longo do filme: a vida no bairro suburbano, as crianças, os fantasmas brincalhões, o fascínio inicial em torno de Carol Anne… e o terror absoluto. Quase que podemos ver o palhaço sobre a cadeira, a árvore, os trovões ou a porta do armário a abrir-se – tudo através destas composições inesquecíveis.

3 – PHENOMENA

Os Goblin são um elemento constante na filmografia do mestre italiano Dario Argento e PHENOMENA é um dos seus melhores trabalhos. Os temas criados para Jennifer Connelly são inesquecíveis (e bem anos 80). Mas é preciso dizer que a banda sonora completa do filme (com os Iron Maiden, Simon Boswell e outros) nunca foi editada por questões de direitos – uma pena!

4 – THE WICKER MAN

Este filme britânico de 1973 pouco conhecido (até o remake horrível produzido em 2006) possui uma banda sonora fascinante. Trata-se de um verdadeiro trabalho de amor composto por Paul Giovanni que captura com enorme sensibilidade todos os momentos da história. O CD é difícil de encontrar, sendo necessário recorrer a lojas online como a Amazon. Esta banda sonora está disponível em duas versões: uma que possui a música directamente retirada do filme (ainda com os efeitos sonoros presentes) e outra mais recente que contém apenas a música. É neste último CD que encontramos a canção “Gently Johnny” que narra com uma beleza extrema a iniciação sexual de um rapaz… numa das cenas mais belas alguma vez escrita para um filme de terror.

5 – VERTIGO

Existem inúmeras regravações desta obra-prima de Bernard Herrmann. Mas apenas neste CD podemos encontrar a versão original utilizada no filme, regida pelo maestro Muir Mathieson (o director musical do filme) e meticulosamente restaurada pela Universal. O próprio Herrmann, em 1969, viria a gravar uma suite contendo “Prelude”, “The Nightmare” e “Scène d’Amour” para um album (“Music from the Great Hitchcock Movie Thrillers”) da série Phase 4 Stereo lançada pela London (Decca). Mas neste CD, temos a versão original do filme.

6 – THE TWILIGHT ZONE (Vols. 1 e 2)

Bernard Herrmann assinou o inconfundível tema desta mítica série em 1959. No entanto os episódios possuíam música composta por outros nomes além do próprio Herrmann: Jerry Goldsmith, Marius Constant, Nathan Van Cleave, Rene Garriguenc, Leonard Rosenman e Fred Steiner. Estes dois CDs contém as melhores bandas sonoras da série.

7 – PSYCHO

A banda sonora original de PSYCHO nunca foi editada e permanece (junto com REAR WINDOW) como o Santo Graal das bandas sonoras. No entanto, o próprio Bernard Herrmann gravou a sua versão “Psycho (A Narrative for Orchestra)” no já citado álbum “Music from the Great Hitchcock Movie Thrillers”. Trata-se de uma suite com as passagens essenciais (a cena do duche lá está). Para quem procura a versão completa, a regravação da banda integral pelo Danny Elfman é uma boa opção.

8 – LET THE RIGHT ONE IN

Este filme sueco já conhecido de toda a gente é outra pérola. A história da relação entre Oskar e Eli é acompanhada de uma banda sonora muito bela, capaz de transmitir toda a solidão e a melancolia de Oskar. Johan Soderqvist compôs uma banda sonora única para um filme destinado a tornar-se um clássico. Pena é que este CD tenha uma edição de apenas 500 cópias.

9 – ALIEN

Jerry Goldsmith compôs um dos seus melhores e mais complexos trabalhos para este clássico de Ridley Scott. No entanto, o percurso desta banda sonora foi muito conturbado e várias cues foram trocadas de lugar no interior do filme e outras nem chegaram a ser utilizadas. Nesta edição de dois discos lançada pela Intrada temos finalmente a banda sonora de Jerry Goldsmith em toda a sua glória. Vale à pena descobrir. James Horner e Elliot Goldenthal compuseram as bandas sonoras (também magníficas) das duas sequelas seguintes.

10 – JAWS

É impossível não nos lembrarmos de John Williams, o compositor desta banda sonora que nos é tão familiar. Passados 35 anos desde o lançamento do filme, este exército orquestral a aproximar-se de nós em golpes imparáveis continua tão assustador quanto brilhante. Podemos perguntar a qualquer pessoa qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando pensa neste filme. A resposta será sempre cantarolada🙂

Esta lista poderia conter mais 20 ou 30 títulos inesquecíveis. No entanto, estes dez já são capazes de tornar qualquer noite de Halloween numa experiência muito especial.

Etiquetas: , , ,

Uma resposta to “Algumas das melhores bandas sonoras de arrepiar.”

  1. Resolução de ano novo: que tal começar a escrever uma grande história? « Bad Behavior Says:

    […] maneira – se realmente for algo pungente e incontornável. Noutro filme totalmente diferente, THE WICKER MAN (1973), o protagonista possui uma missão (investigar o desaparecimento de uma rapariga) e dois […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: