The Art of the Horror Movie Poster – Part 4

Já vos aconteceu olhar para o poster de um filme de terror e ter a sensação de que já viram aquilo tudo em algum lado? Nós já e temos que confessar que poucas coisas são tão irritantes quanto um designer preguiçoso que se limita a reciclar ideias que já vimos antes. Mas também é verdade que a culpa nem sempre é do designer, que tenta propor ideias originais e esbarra no distribuidor que exige algo claro, simples e directo que qualquer pessoa olhe e perceba imediatamente o que aquele filme é.

Seja qual for o caso, é aqui que surge aquele cliché visual de “vamos fazer a coisa parecer-se com uma caveira e já basta”. A lista que se segue está longe de ser exaustiva, mas dá uma ideia da questão.

CABIN FEVER (2002)

Esta é a primeira longa-metragem de Eli Roth que mais tarde viria a perceber que aquilo de que o público gosta é mesmo sangue. O filme foi um dos maiores sucessos da Lions Gate, gerou várias imitações e uma sequela (que nada mais é do que uma imitação feita por alguém que possui os direitos do título – risos). Nada mal.

ROSE RED (2002)

O que é possível saber sobre esta minissérie? Chama-se “Rose Red”, tem montes de vermelho, mete uma mansão, tem uma caveira (só pode ser uma história de terror) e tem o nome “Stephen King” em letras gigantes. Ok, está vendido.

THE DESCENT (2005)

O filme de gajas perdidas numa caverna favorito de toda a gente!! 🙂 Às vezes os melhores filmes possuem os piores posters justamente porque o conceito é tão promissor que ninguém consegue imaginar uma forma de traduzir a coisa em algo que funcione. Exemplo: como mostrar a caverna sem correr o risco de fazer o poster parecer-se com o THE GOONIES (1985) ou com um Indiana Jones qualquer? Os designers devem ter consumido dezenas de pizzas em sessões de brainstorming que aparentemente não chegaram a lado algum. O resultado é um billing block muito interessante e inovador que não consegue esconder o problema central: “como é que vendemos isto?” Finalmente alguém respondeu: “põe as gajas ao molho, faz tudo parecer uma caveira e já está”. Hmm, interessante.

SHROOMS (2007)

Cogumelos. É o que há. Sobre este filme europeu, o Variety disse: “A shake-‘n’-bake slasher movie that shows just how difficult it is to do effective, modestly budgeted horror”. O poster faz o que pode.

CHILL (2007)

Este filme é uma adaptação do grande, genial, fabuloso H. P. Lovecraft… produzido no ano em que o H. P. Lovecraft entrou em domínio público.🙂 Desnecessário será dizer que poucos autores estão a sofrer tanto. Custa-nos acreditar que uma caveira é o melhor que se pode fazer por uma adaptação do brilhante conto “Cool Air”… mas como não vimos o filme, ficamos por aqui🙂

CABIN FEVER 2: SPRING FEVER (2009)

Sequela-imitação do mega-sucesso. Conta-se que havia dois argumentos para uma sequela do CABIN FEVER (uma do Eli Roth e outra do Adam Green) que foram preteridas com o objectivo de permitir que alguém trouxesse “uma visão mais fresca” – coisa que o poster parece ter ignorado. Ou não?

Os posters de filmes de terror onde as coisas configuram caveiras são uma ideia muito antiga e década após década, o cliché continua a funcionar. Este post, que numa forma bem-humorada brinca com a questão, no fundo chama a atenção para uma realidade que muitos de nós às vezes esquecem: a necessidade de vender o filme para um público bombardeado por dezenas de outros filmes. Daí a opção (questionável porém mais segura) de recorrer à fórmula quando não se tem a certeza de que o produto suporta um conceito de poster mais sofisticado. Nalguns casos funciona. Noutros não.

Viva o cinema de terror!🙂

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: