Filme europeu da semana: “Rammbock”.

Este poster circulou pelos festivais.

RAMMBOCK (2010) de Marvin Kren é um caso curioso. Este filme alemão foi distribuído no Japão com o título BERLIN OF THE DEAD. Foi distribuído no Reino Unido com o título de SIEGE OF THE DEAD. Já os norte-americanos foram mais respeitosos e puseram-lhe o título de RAMMBOCK: BERLIN UNDEAD.

Mas independentemente do título, este filme de apenas 61 minutos é uma obra que merece ser vista. A história não é nova: Michael acaba de chegar a Berlin para devolver as chaves do apartamento de Gabi, sua ex-namorada. Mas ao chegar ao tal apartamento, não a encontra. Subitamente, adivinhem lá… exactamente: acontece o Apocalipse zombie e Berlin é atacada por um vírus que transforma toda a gente… em zombies. Mas o filme tem mais coisas para oferecer.

Este é o poster alemão.

Primeiro está uma homenagem muito interessante ao grande REAR WINDOW (1954) do mestre Alfred Hitchcock. Isto porque Michael fica preso no apartamento de Gabi e comunica-se com os vizinhos que se encontram nas janelas do outro lado do pátio. Juntos (mas cada um em sua janela) todos observam amedrontados os zombies que circulam a procura de vítimas. Muito bem pensado.🙂

Em segundo lugar está um guião com imenso ritmo, uma caracterização impecável e momentos de enorme tensão. A cena em que Michael e Harper partem a parede e entram na sala da vizinha que está transformada em zombie até lembra o [REC] (2007) sem deixar de ser deliciosa por mérito próprio.

Este é o poster norte-americano.

Em terceiro lugar está o facto do filme ter custado apenas 200.000 Euros – a mostrar que existem pessoas no cinema europeu capazes de fazer imenso com muito pouco. Agora podemos dizer: o filme não é perfeito.

Mas é impressionante se pensarmos que todo o projecto foi pensado em função dos meios. Temos muito para aprender com estas pessoas.🙂

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: