Mestres do cinema de terror europeu IV: Amando de Ossorio.

O cinema espanhol sempre teve uma relação bastante fecunda com o cinema de terror. Amando de Ossorio (1918-2001) pode não ser um dos autores mais reconhecidos. No entanto, o seu contributo para o fortalecimento do cinema de nuestros hermanos foi enorme. Após alguns “flamenco/spaghetti westerns” como LA TUMBA DEL PISTOLERO (1964) e I TRE DEL COLORADO (1967), Amando de Ossorio estreia-se no cinema de terror com MALENKA (1969). Naquela época, o cinema de terror europeu (em grande parte espanhol e italiano) era comercializado nos grandes mercados (como o norte-americano) por pequenos distribuidores locais que, de tempos em tempos, alteravam os títulos dos filmes para que estes parecessem novos (ou para aproveitar o sucesso de outros filmes).

MALENKA, por exemplo, só nos Estados Unidos possuiu quatro títulos: FANGS OF THE LIVING DEAD (numa alusão desastrada ao filme do Sr. Romero); MALENKA, THE VAMPIRE (mais simples); THE VAMPIRE’S NIECE (totalmente diferente, não?) e, por último, MALENKA, THE NIECE OF THE VAMPIRE (…e está tudo dito!). LOL!! Coisas destas aconteciam porque o mesmo filme podia saltitar de distribuidor em distribuidor conforme as regiões cobertas por cada um. Para além disto, o surgimento do mercado de home video (em Betamax ou VHS) criara uma enorme demanda por conteúdos: novos títulos = novos filmes = $$$.

Com o sucesso no campo dos vampiros, Amando de Ossorio havia descoberto o seu género de eleição. Segue-se logo o seu filme mais conhecido, LA NOCHE DEL TERROR CIEGO (1971) que partia de uma ideia totalmente original: guerreiros do século XIII ressuscitados como zombies que aterrorizam um grupo de jovens de férias em Portugal. Mas os zombies eram cegos e encontravam suas vítimas ao ouvir-lhes o batimento cardíaco. Nada mal.

Apesar de ter sido lançado na sua forma original, nos Estados Unidos, com o título THE BLIND DEAD, alguns distribuidores tentaram colar o filme a uma outra produção alemã que tinha obtido sucesso: MARK OF THE DEVIL (1970) – filme que ficou célebre por oferecer aos seus espectadores sacos de vómito que faziam jus a tagline “positively the most horrifying film ever made”. Assim sendo, THE BLIND DEAD foi espetado com dois títulos muito divertidos: MARK OF THE DEVIL, PART 4: TOMBS OF THE BLIND DEAD e depois em vídeo: MARK OF THE DEVIL, PART 5: NIGHT OF THE BLIND TERROR. Esta aparente confusão acerca da parte faz com que esta obra seja uma sequela dela própria. Quantos filmes conseguem esta proeza?🙂 Outros distribuidores norte-americanos tiveram uma ideia muito mais sofisticada (risos): remontaram partes do filme, acrescentaram-lhe um novo início que explica que há muitos milénios houve uma civilização de macacos que blá, blá, blá… e (bang!) lançaram o filme com o título REVENGE FROM PLANET APE. E há quem diga que hoje os autores não são respeitados!😛

Caixa THE BLIND DEAD disponível nos Estados Unidos.

Mas nada disto impediu o filme de ser um sucesso e Amando de Ossorio regressou ao conceito mais três vezes em EL ATAQUE DE LOS MUERTOS SIN OJOS (1973), EL BUQUE MALDITO (1974) e LA NOCHE DE LAS GAVIOTAS (1975). Como é óbvio, cada um dos filmes conta com uma lista de títulos alternativos tão genéricos quanto engraçados (THE RETURN OF THE EVIL DEAD, ZOMBIE FLESH EATER… ou até mesmo ZOMBIE 8 – risos).

Mas nem tudo são risos. Amando de Ossorio foi alguém que lutou durante anos contra orçamentos (e produtores) que claramente não conseguiam concretizar aquilo que era a sua visão original. Vistos após tantos anos, estes filmes parecem envelhecer mal. No entanto, é impossível desligar os filmes do seu contexto, sendo fundamental reconhecê-lo: o cinema espanhol ganhou muito dinheiro, experiência e público graças a pessoas como Amando de Ossorio. SERPIENTE DE MAR (1984) marca o fim da sua carreira. Cansado e desapontado mais uma vez com o produto final, Amando de Ossorio reformou-se.

Viva o cinema de terror europeu!

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: