Filme europeu da semana: The Beyond.

THE BEYOND é o título internacional pelo qual é conhecido aquele que é considerado por muitos a obra-prima de Lucio Fulci: L’ALDILÀ (1981). Este é o segundo filme da trilogia “Gates of Hell” que inclui ainda CITY OF THE LIVING DEAD (1980) e HOUSE BY THE CEMETARY (1981). No entanto, muitos fãs afirmam – e nós concordamos – que este filme é o que melhor introduz a obra de Fulci para aqueles que são novatos no género. E deste ponto de vista, THE BEYOND representa um momento da mais pura e absoluta stravaganza criativa: aranhas assassinas, zombies, ácido, fantasmas, warlocks, livros mágicos, portas para o Inferno, gore e violência em quantidades tão grandes que o distribuidor norte-americano achou melhor cortar.

Mas o filme, excessivo em todos os aspectos, ganhou desde cedo uma enorme quantidade de fãs que durante anos se deliciaram com cópias ilegais em VHS feitas a partir de uma versão japonesa sem cortes – ainda temos uma destas na prateleira… for sentimental reasons (risos). Consciente da enorme importância desta obra, Quentin Tarantino adquiriu os direitos de distribuição e deu início a um processo de restauro e recolha de materiais que deu origem ao lançamento da versão norte-americana em DVD – em 2008 – que até hoje é considerada como referência.

Mas pouca gente sabe que THE BEYOND é uma homenagem de Fulci ao seu dramaturgo favorito: Antonin Artaud e o seu “Teatro da Crueldade”.

Tags: , , ,

Leave a comment