Filme europeu da semana: Otesánek.

OTESÁNEK (2000) de Jan Švankmajer é também conhecido pelo título internacional LITTLE OTIK. Trata-se da incrível história do casal Horáková que vive na tristeza, pois são incapazes de gerar um filho. Um dia, ao desenterrar uma velha árvore, o marido nota que a raiz se parece com o corpo de um bebé. Decide oferecê-la à sua mulher na esperança de atenuar-lhe o sofrimento. Mas a Sra. Horáková apaixona-se pela “criança” de tal forma que toda a vida do casal passa a girar em torno da ilusão de que aquele pedaço de madeira está mesmo vivo.

A histeria do casal assume proporções imprevisíveis… e o pequeno Otik cresce a cada dia que passa, graças ao seu apetite voraz e incontrolável. No princípio era um inocente pedaço de madeira que mamava o seio da mãe. Depois passou a devorar papas e litros de leite. Depois devorou o gato da família… depois… 🙂

A história é contada através de Alzbetka, uma miúda de 12 anos que vive com os pais (vizinhos do casal Horáková). Alzbetka é uma rapariga inteligente que começa a suspeitar da loucura do casal e descobre os horrores praticados pelo pequeno Otik.

OTESÁNEK é uma das obras mais inesquecíveis de Jan Švankmajer e merece ser descoberto. Mais um grande momento do cinema de terror europeu.

Advertisements

Tags: , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: