O sucesso do teaser de “[REC]3 Genesis”.

Em apenas cinco dias, o primeiro teaser de [REC]3 GENESIS (2011) já foi visto por mais de 140 mil pessoas. O teaser foi disponibilizado no youtube pela Filmax que também revelou o primeiro poster do filme. Se pensarmos no sucesso estrondoso dos primeiros dois filmes, este terceiro está a posicionar-se de forma a não quebrar a regra. Em conjunto, [REC] e [REC]2 já arrecadaram receitas que ultrapassam os 60 milhões de euros (and counting!), tendo sido distribuídos em dezenas de territórios ao longo do globo. Projectos deste género mostram a força que o cinema de terror imprime ao cinema espanhol, afirmando a importância e vitalidade desta cinematografia no cinema mundial.

Mas a importância da série [REC] – independentemente de sermos ou não fãs da série – está também na forma muito cuidada com a qual a Filmax se relaciona com o público. Aliás, basta olharmos para a quantidade de citações que a série vem obtendo na imprensa online especializada em cinema de terror para percebermos que a Filmax conhece muito bem o seu público. O reflexo disto é uma enorme quantidade de “fan-made videos” (teasers e outros vídeos feitos pelos fãs) e “fan-made posters” que se podem encontrar na net. A própria gestão da informação acerca do filme (elenco, plot, screenshots) tem sido exemplar no sentido de manter a série “acesa” na cabeça dos espectadores.

Mas nada disto teria qualquer impacto se os filmes em si não fossem projectos de qualidade, exemplarmente bem produzidos e realizados (esta terceira obra é realizada a solo por Paco Plaza). Há uma ideia errada que circula no nosso país de que a promoção por parte do distribuidor é tudo… e que o segredo para o sucesso (ou a causa do fracasso) está numa boa promoção (ou na sua falta). A promoção de um filme é apenas parte do processo e muito raramente consegue transformar a percepção do público acerca de um mau produto – e os exemplos de fracassos (bem promovidos) são inúmeros. A qualidade do produto é tão ou mais importante do que a capacidade em comunicá-la. Necessitamos SEMPRE de grandes filmes para começar.

Cá está o teaser… e viva o cinema de terror europeu!🙂

Etiquetas: , , ,

3 Respostas to “O sucesso do teaser de “[REC]3 Genesis”.”

  1. Luis Peres Says:

    Os REC para mim sao do melhor e mais assustador que se fez até hoje neste estilo de cinema. E o facto de serem em espanhol da-lhes uma agressividade linguistica que contribui imenso para a tensão histerica da historia.
    Acho estes filmes brilhantes a todos os niveis.
    O remake gringo do primeiro filme é atroz by the way.

  2. joao Says:

    quando vai lança alguem pode me dizer?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: