Sobre o Dog Mendonça e Pizzaboy II e a força das Indústrias Criativas.

No último Domingo, estivemos no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) com os nossos amigos Filipe Melo, Juan Cavia e Santiago Villa no lançamento do grande, soberbo, supercalifragilisticexpialidocious AS EXTRAORDINÁRIAS AVENTURAS DE DOG MENDONÇA E PIZZABOY II: APOCALIPSE. E mais: soubemos que a BD bateu o recorde de vendas no evento. A sessão de autógrafos decorreu lindamente. E mais: ainda houve tempo para uma sessão de perguntas e respostas e uma visita guiada pela exposição dedicada ao projecto.

Cá está um pequeno vídeo da apresentação:

No ano passado, escrevemos um post acerca do convite feito pela Dark Horse Comics para publicação de histórias originais do Dog Mendonça que seriam publicadas na série DARK HORSE PRESENTS. Do nosso ponto de vista, reiteramos a ideia de que não há limites para aquilo que podemos fazer em Portugal se tivermos um conceito de qualidade traduzido num produto verdadeiramente diferenciador.

Cá está um esboço que roubámos descaradamente de uma versão inicial que tivemos o prazer de ver.🙂

Portugal atravessa um período complexo da sua vida económica e as INDÚSTRIAS CRIATIVAS possuem uma vantagem face a todas as outras: nós produzimos tudo do nada. Somente nós conseguimos produzir riqueza a partir do zero, utilizando matérias-primas inesgotáveis: as ideias. E mais: não só o trabalho criativo depende de nós, como também depende de nós a criação das formas de exploração daquilo que criamos.

Até hoje, Portugal tem investido muito pouco nas Indústrias Criativas – o que é um erro se pensarmos no quão baixo é o investimento necessário para um trabalho criativo de excelência. Um exemplo disto é o facto de o Filipe não ter necessitado de funcionários, de máquinas ou de uma estrutura pesada para criar o universo do Dog Mendonça. Numa altura em que o dinheiro para investir é escasso, o nosso país deve olhar com atenção para as Indústrias Criativas pois é aqui que nasce um país exportador e rico (com o mínimo de recursos).

Mas que coisa estranha é esta das Indústrias Criativas? Na verdade, elas são cerca de 15 e podem ser agrupadas segundo estes subsectores: (1) Publicidade, (2) Arquitectura, (3) Arte, (4) Crafts, (5) Design, (6) Moda, (7) Cinema, (8) Música, (9) Artes Performativas, (10) Publicações, (11) Pesquisa e Desenvolvimento, (12) Software, (13) Brinquedos e Jogos, (14) Televisão e Rádio e (15) Videogames. Todos estes subsectores CRIAM RIQUEZA em um (ou mais) de quatro domínios específicos: (1) Direito de Autor, (2) Patente, (3) Marca Registada e (4) Design. Querem um exemplo? No ano de 1977, a empresa que mais contribuiu (via impostos) para o Estado Sueco não foi a Volvo. Foram os ABBA.

Aliás, enquanto a Volvo atravessa problemas, os ABBA não necessitam de investir um cêntimo, pois a mera gestão dos direitos de autor de mais de uma centena de canções (algumas clássicas) rende milhões de euros todos os anos. E algumas delas voltaram ao top de vendas 35 anos após terem sido compostas graças ao filme MAMMA MIA (2008) de Phyllida Lloyd. Agora vem a pergunta: quantas tecnologias continuam a dar retornos substanciais ao fim de 35 anos? E o que dizer do Harry Potter? Um dia a senhora J. K. Rowling (que segundo dizem é a mulher mais rica do Reino Unido) sentou-se para escrever “mais um livro”. O resto não é apenas História: são direitos de autor vendidos no mundo inteiro, uma marca registada que vale milhares de milhões de euros e licenças vendidas a milhares de empresas em todo o mundo. Aliás, para dar uma ideia de como uma simples (risos) “ideia” é capaz de se transformar numa indústria em si, leiam este artigo: The Trouble with Harry, e este: Warner Bros. and the Magic of Harry Potter.

Portugal necessita de olhar para a Indústrias Criativas com muita atenção e CRIAR CONDIÇÕES para que se possa criar RIQUEZA com aquilo que podemos criar. E o melhor é que isto não custa muito dinheiro. Aquilo do qual necessitamos é de algo que nunca tivemos: UMA ESTRATÉGIA.

Parebéns ao Filipe por mais um livro. Agora queremos o terceiro!!😛

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: