The Art of the Horror Movie Poster – Part 7.

THE CABIN IN THE WOODS de Drew Goddard é um filme com estreia marcada para Abril de 2012. Há bastante tempo que temos ouvido falar do projecto. E não é para menos: a espera tem sido longa. Isto porque a casa mãe (a velha Metro-Goldwyn-Mayer) tem atravessado graves problemas financeiros. Isto tem feito com que o filme tenha tido a sua produção e distribuição adiadas várias vezes ao longo de anos.

Em 2009, a Lionsgate (distribuidora do filme) chegou a lançar estes três teaser posters com a data de 05 de Fevereiro de 2010 para estreia.

A estratégia parecia muito interessante: gozar com alguns clichés bem conhecidos – numa indicação clara de que o filme promete uma leitura renovada do género. Dá mesmo vontade de ver. O trabalho gráfico parece competente, porém nada inovador. Claramente a aposta está no contraste entre a key art já vista (CABIN FEVER 2?) e a promessa de algo novo.

Mas não aconteceu.

Por razões internas, a estreia foi adiada vários meses e todo o projecto entrou em águas de bacalhau. No entanto, a marcação de uma nova data de estreia (Outubro de 2011) exigia um novo poster na medida em que seria um grande sinal de fraqueza estrear um filme em Outubro com toda uma campanha já mastigada um ano antes. Uma coisa destas seria imperdoável. Mas para não deitar fora o conceito gráfico original, os designers optaram por manter a imagem da cabana (que lá tem a sua força) e tentar retrabalhar o espaço em torno dela. Neste sentido, alterou-se o ambiente em torno da cabana e pôs-se em evidência o cast. O resultado é este:

Este já é um poster que claramente tenta mostrar tudo aquilo que o filme tem: um elenco de luxo, um argumentista com um currículo invejável (BUFFY, LOST e CLOVERFIELD – tão invejável que é seu nome que vem por cima do título!), uma key art forte, o mês da estreia, uma identificação sumária das personagens, etc.

…Mas novamente o destino assim não o quis. Dammit! Novamente o filme foi adiado sem uma nova data para estreia enquanto a MGM se debatia, dividida entre investidores, negociações e os problemas de um estúdio lendário, cuja marca vale milhões… mas que há anos não tem conseguido produzir filmes de sucesso.

Foi durante esta altura que a paciência dos fãs chegou ao limite… fazendo com que o argumentista, o realizador e outras pessoas ligadas ao projecto pusessem estes posters a circular:

LOL!!!! Digam lá se isto não é extraordinário!

Mas é claro que a história não termina aqui. Recentemente a Lionsgate marcou uma nova data de estreia para o filme: 13 de Abril de 2012… e toca lá a produzir um novo poster! (risos) Isto para não se cair no pecado de estrear o filme com posters que por esta altura já estão mais do que mastigados, digeridos e… já perceberam.

E se olharmos bem para o conceito utilizado até agora – a cabana com maior ou menor evidencia, as cores, o elenco, etc. – já NÃO há muito para onde correr! Não há muito que possa ser trabalhado sem que o resultado não seja o que parece: um tira e põe das mesmas coisas. (risos)

A única solução foi atirar tudo para o lixo e preparar uma campanha totalmente nova, baseada numa quebra com os posters anteriores (já alvos de gozo). É assim que surge o poster que se segue:

A quebra neste novo poster procura ser quase total na esperança de cortar com tudo aquilo que o espectador já viu (posters velhos), ouviu ou especulou sobre o filme: os vermelhos quentes passam a branco e cinzento, a tagline é totalmente nova (reacender a curiosidade ao dizer “you THINK you know the story”), o título foi redesenhado e até mesmo a própria cabana foi alvo de uma intervenção bastante original (agora é um grande Cubo Mágico). Até a fonte usada no billing block foi alterada. Muuuuito interessante.

Provavelmente ainda teremos pelo menos mais um poster até Abril: uma versão com o elenco (que aqui ainda está ausente). Isto porque é muito cedo e certamente a Lionsgate irá esperar mais algum tempo até ligar (novamente) os afterburners.

Já ouvimos falar muito bem do projecto. Esperamos mesmo que o filme consiga cumprir estas datas. Mas o cinema é um jogo de paciência e perseverança. Nem sempre o vento está ao nosso favor e o importante é manter a chama acesa.🙂

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: