It’s Art! But it’s horror! But it’s Art! :-)

Segundo a Bíblia hebraica, Sisera foi um militar que oprimiu os israelitas durante duas décadas. Após ter sido derrotado por Barak, Sisera encontrou refúgio em casa de Yael que lhe prometeu um esconderijo seguro. Yael serviu-lhe uma refeição principesca e quando viu que Sisera adormecera, atravessou-lhe um enorme prego pela têmpora com a ajuda de um martelo. O impacto foi tão grande que segundo a lenda, a cabeça de Sisera ficou pregada contra o chão.

Ouch!

Esta cena bem poderia fazer parte de um filme do Eli Roth. No entanto, foi imortalizada em obras de Arte como o quadro de Palma il Giovane (1548/50—1628) que se segue – mostrando que o nosso apetite por horror não é um privilégio do cinema.

Palma il Giovane - "Giaele Uccide Sisara"

Os artistas bem que podiam ter ficado por um mero retrato de Sisera a comer. Ou Sisera e Yael lado a lado, talvez com uma legenda a dizer “ela matou-o”. (risos) Ou se calhar uma bela natureza morta com apenas o martelo no meio das frutas.

Mas não! Lá tinham que mostrar o horror da cena. E mais do que isto! Os artistas parecem querer torturar o espectador que observa o acontecimento imediatamente ANTES do impacto do martelo – transformando a obra num trabalho de suspense hitchcockiano.

E mais: a obra foi alvo de vários remakes 🙂 ao longo da história. Abaixo, seleccionámos dois.

Jan Saenredam

Artemisia Gentileschi

Que tal um filme de terror esta noite? 🙂

Advertisements

Tags: , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: