A versão integral do “Psycho”.

Antes da estreia, PSYCHO (1960), do mestre Alfred Hitchcock, levou algumas tesouradas da censura norte-americana com o objectivo de atenuar alguns elementos mais “excessivos” do filme. Os cortes suprimiram apenas alguns segundos sem comprometer muito daquilo que o filme já possuía – e o resultado é que ao longo de décadas, nunca ninguém prestou muita atenção a este aspecto da História do filme. No entanto, uma versão sem os cortes foi exibida na Alemanha – e ao que parece ainda circula pelas televisões.

O vídeo abaixo mostra três cenas nas suas versões sem cortes. Na primeira, Norman Bates (Anthony Perkins) observa Marion Crane (Janet Leigh) através do buraco na parede. Podemos ver o plano subjectivo no qual Marion despe o soutien e fica com os seios nus (cuidadosamente cobertos pelos braços da acrtiz). Na versão “corrente” do filme, a montagem corta de volta para o olho de Norman antes que Marion dispa o soutien.

Na segunda cena, Norman deita o cadáver de Marion em manga plástica. Com as mãos sujas de sangue, Norman entra na casa de banho e lava as mãos. Na versão “corrente”, o plano da entrada de Norman na casa de banho começa mais tarde, com ele já a ligar a água (vemos durante menos tempo as mãos ensanguentadas).

Na terceira cena, o detective Arbogast (Martin Balsam) é atacado e cai pelas escadas. Já no chão, vê-se o assassino que ergue a faca no ar, esfaqueando-o repetidamente.  Novamente, na versão “corrente” do filme, o corte chega alguns segundos mais cedo, ocultando assim dois ou três golpes adicionais da faca.

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: