Sven Fennema and the art of decay.

Sven Fennema é um fotógrafo alemão invulgar. Ele possui uma paixão pelos sítios do passado que hoje permanecem destituídos da sua função original e jazem esquecidos, abandonados em decadência. Mas mesmo na decadência, os locais contam histórias que se tornam ténues e esbatidas – restos que apenas parecem manter o essencial enquanto o acessório apodrece. As fotos de Sven Fennema remetem para um universo paralelo onde o tempo, visível, assume o protagonismo ao agir sobre as coisas. Fábricas do passado, velhos teatros, hospitais abandonados e mausoléus esquecidos – Sven fotografa aquilo que todos gostaríamos de ver, mas que não conseguimos.

Um dos seus últimos trabalhos – Lost Places – é de tirar o fôlego. O seu livro “Anderswelten – Ästhetik des Untergangs” proporciona horas e horas de conversa. O website de Sven Fennema chama-se LIVING PICTURES e oferece um conjunto impressionante do talento deste fotógrafo autodidata que começou o seu trabalho em 2007.

Fotografar a decadência é uma profissão perigosa se pensarmos que alguns dos sítios por onde Sven passa não são propriamente os mais seguros.  Mesmo assim, é difícil resistir: Sven Fennema consegue com apenas meia dúzia de fotografias transmitir coisas que 90% dos cinema de terror actual não consegue.

Advertisements

Tags: , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: