O que estamos a ler: MY FRIEND DAHMER.

My-Friend-DahmerMY FRIEND DAHMER de Derf Backderf, publicado em 2012 pela Abrams ComicArts, é uma graphic novel fascinante e uma grande surpresa. A história gira em torno do próprio autor, num período entre 1976-79, quando Backderf e Jeffrey Dahmer eram colegas num Liceu do Ohio. Jeffrey Dahmer, para quem não se recorda, ficou célebre após ter sido preso em 1991 pelo  assassinato de 17 rapazes e homens.

Em cerca de 200 páginas Backderf oferece-nos um olhar sincero sobre a vida desastrosa do jovem Dahmer – a ausência de relações, os primeiros impulsos e tentativas de assassinato, as fantasias reprimidas e a solidão. E tudo isto sem o desculpar. O livro não apresenta uma história completa, mas sim um conjunto de episódios compilados de forma relativamente sequencial que constroem, peça por peça, o puzzle impossível da mente de um futuro assassino. De episódio em episódio, somos conduzidos pelo próprio Backderf que se baseia nas suas próprias memórias, nas recordações de amigos e familiares (o próprio pai de Dahmer escreveu um livro sobe o filho), e ainda nos depoimentos de Jeffrey Dahmer, já depois de preso.

my friend dahmer page

Ao longo dos inúmeros episódios (no fim do livro, o autor ainda oferece informação adicional sobre cada um deles) Backderf questiona-se constantemente sobre a impenetrabilidade da mente de Dahmer e a incapacidade de todos em perceber a dimensão que o monstro, pouco a pouco, estava a ganhar. Há ainda um certo sabor a culpa na medida em que o autor revela algum lamento por não se ter esforçado mais na tentativa de salvá-lo – sabendo ao mesmo tempo que tal seria impossível. O livro é ainda um retrato muito curioso de um Liceu no final dos anos 70: sem internet, computadores nem jogos de vídeo – uma vida totalmente diferente daquilo que temos hoje. É incrível como 1978 parece 1878 quando olhamos para o quanto as coisas mudaram em pouco mais de 30 anos. Outras coisas, pelo contrário, parecem iguais: onde é que andam os pais?

Jeffrey Dahmer morreu na prisão, em 1994.

Esta graphic novel teve os direitos adquiridos para cinema. É sempre bom ver grandes obras e grandes artistas a ganhar dinheiro. Backderf possui ainda um blog: MY FRIEND DAHMER – THE BLOG, onde podemos conversar com o autor.

Etiquetas: , , ,

2 Respostas to “O que estamos a ler: MY FRIEND DAHMER.”

  1. Virgílio Vieira tebas Says:

    Obrigado pela sugestão! Como é que sabiam que eu ando numa de novelas gráficas?🙂 (A última que li foi “fun home – uma tragicomédia familiar”.)
    Abraços virtuais,
    V.
    P.S.: Há um texto “novo” em http://www.vvtebas.blogspot.pt – e por acaso (ou não) o tema não anda longe deste…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: