INNER GHOSTS: notas sobre um development.

É um prazer poder anunciar que INNER GHOSTS acaba de entrar em produção.

INNER GHOSTS será o nosso primeiro projecto a ser produzido e promete nos dar montes de trabalho nos próximos meses. Se tudo correr bem, Portugal irá adicionar mais uma longa-metragem de terror à sua quase inexistente lista de obras do género lá para o terceiro trimestre de 2015. Mas aquilo que as pessoas não sabem é que INNER GHOSTS tem estado em desenvolvimento há já bastante tempo.

INNER GHOSTS international poster 1

O projecto começou a ser escrito em finais de 2012 sob o título provisório RED PARTY. Acontece que ao longo das várias versões do argumento (vamos na 19ª) o título foi progressivamente deixando de fazer sentido. Elementos essenciais como o plot, o número e o perfil das personagens foram mudando muito de versão para versão. Aliás, poderíamos fazer dois filmes radicalmente distintos a partir da 2ª e da 12ª versões e ninguém diria que ambas são versões do mesmo projecto.

Foi muito recentemente que INNER GHOSTS passou a ser o título mais adequado – isto após longas sessões de brainstorming que descambavam sempre para títulos malucos (era o cansaço já às três da manhã). Mas isto apenas nos serviu para chamar a atenção para a extrema importância de ter um título adequado ao projecto o quanto antes. Ou dito de outra forma, pode ser danoso para o projecto mudar de título já depois da filmagem ou antes do lançamento. Se precisamos mudar de título pelo facto do primeiro já não fazer sentido temos de fazê-lo já.

INNER GHOSTS é perfeito!🙂

Pelo caminho seguido ao longo das várias versões do guião, ficaram muitas ideias, cenas e efeitos que foram sendo substituídas. Mas o processo de reescrita é longo e fértil se pensarmos que a cada versão, o guião ia ficando cada vez melhor, mais claro e coerente – e as suas forças mais polidas e evidentes.

Aliás, acerca da reescrita, uma coisa fomos aprendendo com o tempo: reescrever pode parecer difícil. No entanto, a dificuldade é apenas inicial. Assim que começamos a sentir que o projecto vai naturalmente encontrando a sua “verdade”, passamos de uma versão para a próxima sabendo que não há volta a dar: cada versão será melhor que a anterior. “Nesta versão, o problema X ainda lá está. A prioridade da próxima versão será resolvê-lo”. Tem sido assim com todos os guiões que temos desenvolvido nestes anos em que estamos a funcionar.

Ao longo do processo, várias pessoas foram lendo aquilo que ia sendo escrito: sales agents, distribuidores estrangeiros e profissionais amigos que fazem parte do nosso círculo de confiança. Estas pessoas são a nossa rede de “trusted feedback” constituída por profissionais que gostam do género, que nele trabalham e que estão em permanente contacto com aquilo que está a chegar ao mercado. Sem o feedback delas, provavelmente não teríamos encontrado algumas das melhores soluções que encontrámos ao longo do processo.

Por fim, temos de agradecer às pessoas que têm acreditado no nosso trabalho. Agradecemos a paciência com a qual ouviram inúmeras vezes o nosso “o guião ainda não está como queremos”. Agora está.🙂

A página do INNER GHOSTS no Facebook é https://www.facebook.com/innerghosts

Etiquetas: , , , ,

Uma resposta to “INNER GHOSTS: notas sobre um development.”

  1. DROID- i.d. Says:

    Boa sorte para o filme malta😉

    Paulo Prazeres DROID ID

    Gloria Ship Studio Travessa da Glória Nº 18 2º 1250-118 LISBOA TELS: +351218020838 +351962801552 http://www.droidid.net http://www.vimeo.com/droidid http://www.youtube.com/droidid http://www.facebook.com/droidid

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: